domingo, 29 de março de 2009

Ao Amigo




Serás meu amigo quando sorrires comigo.

Para que eu seja teu amigo,deverei chorar contigo tuas lágrimas.
Provarás tua amizade , vindo ao meu encontro.
Eu provarei ser teu amigo não deixando haver o desencontro.
Agradecerei tuas palavras quando estas aplaudirem os meus acertos.
Tu bendirás as minhas palavras quando eu te censurar os erros e faltas, te apontando o caminho reto.
Serás meu amigo quando me auxiliares a crescer e a subir;
Somente serei teu amigo quando tiver a coragem de cair contigo e,serei um amigo quando descer ao fundo do poço para te amparar na queda.
Ficar-te-ei grato pelas lições em que me ensinarás o justo e o correto,eu serei sempre teu amigo e sempre perdoarei seus deslizes.
Serás meu amigo na escuridão e quando acenderes a luz, mais ainda.
Estarei velando sempre os teus sonhos para que sonhes sempre colorido.
Agradecerei teu "sim" amigo, a que corresponderei e retribuirei com a coragem de dizer-te "não", quando essa for a palavra verdadeiramente amiga.
Tua amizade se mostrará quando me mostrares o paraíso;
a tua amizade me impulsionará para frente;
a minha amizade te dará ânimo para ir ao encontro da esperança e da paz.
Provarás tua amizade sendo a lança e o escudo para que eu consiga minhas vitórias e provarei a minha, não descartando de ti em tuas derrotas.
Quando ofereceres aquilo que preciso, serás dedicado e generoso amigo e eu só o poderei ser se, a teu favor , renunciar aquilo de que preciso e de que não posso privar.
Assegurar-me-ás que, és realmente amigo quando me tratares como teu irmão e te assegurarei de minha amizade,quando tratar meus irmãos assim como trato a ti.
Para seres meu amigo, perpetuarás nossa amizade e serás sempre amigo deste teu amigo

Acalme meu passo, Senhor



Acalme meu passo, Senhor

Desacelere as batidas do meu coração, acalmando minha mente.

Diminua meu ritmo apressado com uma visão da eternidade do tempo.

Retire a tensão dos meus músculos e nervos com a música tranqüilizante dos rios de águas constantes que vivem em minhas lembranças.

Em meio às confusões do dia a dia, dê-me a tranqüilidade das montanhas.

Ajude-me a conhecer o poder mágico e reparador do sono.

Ensina-me a arte de tirar pequenas férias: reduzir o meu ritmo para contemplar uma flor, papear com um amigo, afagar uma criança, ler um poema, ouvir uma música preferida.

Acalme meu passo, Senhor, para que eu possa perceber no meio do incessante labor cotidiano dos ruídos, lutas, alegrias, cansaços ou desalentos, a Tua presença constante no meu coração.

Acalme meu passo, Senhor, para que eu possa entoar o cântico da esperança, sorrir para o meu próximo e calar-me para escutar a Tua voz

Acalme meu passo, Senhor, e inspire-me a enterrar minhas raízes no solo dos valores duradouros da vida, para que eu possa crescer até as estrelas do meu destino maior.

Obrigado Senhor, pelo dia de hoje, pela família que me deste, meu trabalho,amigos, e sobretudo pela Tua presença em minha vida.

A casa queimada




Um certo homem saiu em uma viagem de avião. Era um homem temente a Deus, e sabia que Deus o protegeria.

Durante a viagem, quando sobrevoavam o mar, um dos motores falhou e o piloto teve que fazer um pouso forçado no oceano.

Quase todos morreram, mas o homem conseguiu agarrar-se a alguma coisa que o conservou em cima da água.

Ficou boiando à deriva, durante muito tempo, até que chegou a uma ilha não habitada. Ao chegar à praia, cansado, porém vivo, agradeceu a Deus por tê-lo salvo da morte.

Ele conseguiu se alimentar de peixes e ervas. Conseguiu derrubar algumas árvores e com muito esforço conseguiu construir uma casa para ele. Não era bem uma casa, mas um abrigo tosco, com paus e folhas. Porém significava proteção.

Ele ficou todo satisfeito e mais uma vez agradeceu a Deus, porque agora podia dormir sem medo dos animais selvagens que talvez pudessem existir na ilha.

Um dia ele estava pescando e, quando terminou, havia apanhado muitos peixes. Assim, com comida abundante, estava satisfeito com o resultado da pesca. Porém, ao voltar-se na direção de sua casa, qual não foi sua decepção ao vê-la toda incendiada. Ele se sentou em uma pedra, chorando e dizendo em prantos:

- "Deus! Como é que o Senhor podia deixar isto acontecer comigo? O Senhor sabe que eu preciso muito desta casa para poder me abrigar, e o Senhor deixou toda minha casa se queimar. Deus, o Senhor não tem pena de mim?"

Neste momento uma mão pousou no seu ombro e ele ouviu uma voz dizendo:

-"Vamos, rapaz?"

Ele se virou para ver quem lhe falava, e qual não foi sua surpresa quando viu à sua frente um marinheiro todo fardado e dizendo:

- "Vamos rapaz, nós viemos buscá-lo".

- "Mas como é possível? Como vocês souberam que eu estava aqui?"

- "Ora, amigo! Vimos os seus sinais de fumaça pedindo socorro. O capitão ordenou que o navio parasse e me mandou vir buscá-lo naquele barco ali adiante."

Os dois entraram no barco e assim o homem foi para o navio que o levaria em segurança de volta para os seus entes queridos.

Escola das Fadas




Era uma vez, há muitos e muitos anos, uma escola de fadas. Conta-se que naquele tempo, antes de se tornarem fadas de verdade, as fadinhas passavam por um estágio.

Durante um certo período, elas saíam em duplas para fazer o bem e no final de cada dia apresentavam à fada mestre, um relatório das boas ações praticadas. Aconteceu então, um dia, que duas fadinhas estagiárias, depois de vagarem exaustivamente por todos os cantos, regressavam frustradas por não terem podido praticar nenhum tipo de salvamento sequer. Parece que naquele dia, bruxas e dragões, estavam todos de folga. Enquanto voltavam tristes, as duas se depararam com dois lavradores que seguiam por uma trilha. Neste momento, uma delas, dando um grito de alegria, disse para a outra.

- Tive uma idéia! Que tal darmos o poder a estes dois lavradores por quinze minutos para ver o que eles fariam?

A outra respondeu:

- Você ficou maluca? A fada mestra não vai gostar nada disto!

A primeira retrucou:

- Que nada, acho que ela até vai gostar! Vamos fazer isto e depois contaremos para ela.

E assim fizeram. Tocaram suas varinhas invisíveis na cabeça dos dois e se puseram a observá-los. Poucos passos adiante eles se separaram e seguiram por caminhos diferentes. Um deles, após alguns passos depois de terem se separado, viu um bando de pássaros voando em direção à sua lavoura, e passando a mão na testa suada disse:

- Por favor meus passarinhos, não comam toda a minha plantação. Eu preciso que esta lavoura cresça e produza, pois é daí que tiro o meu sustento.

Naquele momento, ele viu espantado a lavoura crescer e ficar pronta para ser colhida em questão de segundos. Assustado, ele esfregou os olhos e pensou:

- Devo estar cansado - e acelerou o passo.

Aconteceu que logo adiante ele caiu ao tropeçar em um pequeno porco que havia fugido do chiqueiro. Mais uma vez, esfregando a testa ele disse:

- Você fugiu de novo meu porquinho! Mas, a culpa é minha, eu ainda vou construir um chiqueiro decente para você.

Mais uma vez espantado, ele viu o chiqueiro se transformar num local limpo e acolhedor, todo azulejado, com água corrente e o porquinho já instalado no seu compartimento. Esfregou novamente os olhos e apressando ainda mais o passo disse mentalmente:

- Estou muito cansado! Neste momento ele chegou em casa e, ao abrir porta, a tranca que estava pendurada caiu sobre sua cabeça. Ele então tirou o chapéu, e esfregando a cabeça disse:

- De novo, e o pior é que eu não aprendo. Também, não tem me sobrado tempo. Mas ainda hei de ter dinheiro para construir uma grande casa em dar um pouco mais de conforto para minha mulher.

Naquele exato momento aconteceu o milagre. Aquela humilde casinha foi se transformando numa verdadeira mansão diante dos seus olhos. Assustadíssimo, e sem nada entender, convicto de que era tudo decorrente do cansaço, ele se jogou numa enorme poltrona que estava na sua frente e, em segundos, estava dormindo profundamente. Não houve tempo sequer para que ele tivesse algum sonho. Minutos depois ele foi despertado pelos gritos do amigo que dizia desesperado:

- Socorro compadre! Me ajude! Eu estou perdido!

Ainda atordoado, sem entender muito o que estava acontecendo, ele se levantou correndo. Tinha na mente, imagens muito fortes de algo que ele não entendia bem, mas parecia um sonho. Quando ele chegou na porta, encontrou o amigo em prantos. Ele se lembrava que poucos minutos antes eles se despediram no caminho e estava tudo bem. Então perguntando o que havia se passado ele ouviu a seguinte estória:

- Compadre nós nos despedimos no caminho e eu segui para minha casa, acontece que poucos passos adiante, eu vi um bando de pássaros voando em direção à minha lavoura. Este fato me deixou revoltado e eu gritei:

- Vocês de novo, atacando a minha lavoura, tomara que seque tudo e vocês morram de fome! Naquele exato momento, eu vi a lavoura secar e todos os pássaros morrerem diante dos meus olhos! Pensei comigo, devo estar cansado, e apressei o passo. Andei um pouco mais e cai depois de tropeçar no meu porco que havia fugido do chiqueiro. Fiquei muito bravo e gritei mais uma vez:

- Você fugiu de novo? Por que não morre logo e pára de me dar trabalho?

Compadre, não é que o porco morreu ali mesmo, na minha frente. Acreditando estar vendo coisas, andei mais depressa, e ao entrar em casa, me caiu na cabeça a tranca da porta. Naquele momento, como eu já estava mesmo era com raiva, gritei novamente: - Esta casa... Caindo aos pedaços, por que não pega fogo logo e acaba com isto?... Para surpresa minha compadre, naquele exato momento a minha casa pegou fogo, e tudo foi tão rápido que eu nada pude fazer! Mas... compadre, o que aconteceu com a sua casa?... De onde veio esta mansão?

Depois de tudo observarem, as duas fadinhas foram correndo muito assustadas contar para a fada mestra o que havia se passado. Estavam muito apreensivas quanto ao tipo de reação que a fada mestra teria. Mas tiveram uma grande surpresa. A fada mestra ouviu com muita atenção o relato, parabenizou as duas pela idéia brilhante que haviam tido, e resolveu decretar que a partir daquele momento, todo ser humano teria 15 minutos de poder ao longo da vida. Só que, ninguém jamais saberia quando estes 15 minutos de poder estariam acontecendo.

Muito cuidado com tudo o que diz, age e pensa.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Cada um que passa...


"Cada um que passa em nossa
vida, passa sozinho, porque cada
pessoa é única para nós e nenhuma
substitui a outra"

Cada um que passa em nossa
vida, passa sozinho, mas não vai
sozinho nem nos deixa só.

Leva um pouco de nós
mesmos e nos deixa um pouco
de si mesmo.

Há os que levam muito,
mas não há os que não levam nada.

Há os que deixam muito,
mas não há os que não deixam nada.

Esta é a mais bela
responsabilidade de nossa vida.

A prova tremenda de
cada um de nós é importante,
e que ninguém se aproxima
do outro por acaso."

sexta-feira, 20 de março de 2009

HÁ QUEM PASSA



Há quem passa...
E deixa só cicatrizes.

Há quem passa...
Semeando flores.

Há quem passa...
Banhando-nos em lágrimas.

Há quem passa...
Disposto a secá-las.

Há quem passa...
Torcendo por nossa vitória.

Há quem passa...
Aplaudindo nossos fracassos.

Há quem passa...
Ajudando-nos a levantar.

Há quem passa...
Fazendo-nos cair.

Há quem passa...
Como sombra.

Há quem passa...
Como luz.

Há quem passa...
Como pedra no caminho.

Há quem passa...
Como pedra de construção.

Há quem...
Para todo deslize vê uma falha irreparável.

Há quem...
Nos oferece o perdão.

Há quem...
Ignora nossos erros.

Há quem...
Nos ajuda a corrigir.

Há quem passa...
Rápido, veloz, despercebido.

Há quem...
Deixa marcas profundas.

Há quem...
Simplesmente passa.

Há, porém, quem...
Fica para sempre no nosso coração!

Magia...


Que você procure deixar sempre a sua magia pelos lugares que percorrer,para que sua presença seja muito mais que uma sombra, mas um sentimento de carinho
guardado no coração por onde você passou...
Trilhe caminhos floridos...e aproveite as pedras que encontrar para aumentar o seu caminho...
Acredite sempre em você, e não deixe que ninguém faça com que você se sinta menos...ninguém é!
Sempre temos muito a aprender sim...mas sempre teremos muito
a oferecer também!!!
Ofereça sorrisos...
ofereça amizade...
ofereça amor...
ofereça vida!!!
Mas que seja sempre sincero, doce...

VIVER SEM PRESSA



Não apresse a chuva,
Ela tem seu tempo de cair
E saciar a sede da terra;

Não apresse o por do sol,
Ele tem seu tempo de anunciar
O anoitecer até seu último raio;

Não apresse a sua alegria,
Ela tem seu tempo para aprender
Com a sua tristeza;

Não apresse seu silêncio,
Ele tem seu tempo de paz
Após o barulho cessar;

Não apresse seu amor,
Ele tem seu tempo de semear
Mesmo nos solos mais áridos Do seu coração;

Não apresse sua raiva,
Ela tem seu tempo para
Abrir-se nas águas mansas
Da sua consciência;

Não apresse o outro,
Pois ele tem seu tempo
Para florescer aos olhos
Do criador;

Não apresse a si mesmo,
Pois precisa de tempo
Para sentir a sua própria

VIVER COM AS FLORES!



- Mestre, como faço para não me aborrecer?
Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes,
algumas são indiferentes, sinto ódio das que são mentirosas, sofro com as que caluniam.
- Pois viva como as FLORES - advertiu o Mestre.
- E como viver como as flores? Perguntou o discípulo.
- Repare nestas flores, continuo o Mestre, apontando para os LÍRIOS que cresciam no jardim.
Eles nasceram no esterco, entretanto são flores puras e perfumadas.
Extraem do adubo malcheiroso tudo o que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o estrume da terra manche o frescor de suas pétalas.
É justo angustiar-se com as
próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem.
Os defeitos deles são deles e não seus.
Se não são seus não há razão para aborrecimentos.
Exercite, pois, a virtude de respeitar todo mal que vem de fora.

A cada minuto que passamos com raiva, perdemos sessenta segundos de nossas vidas!

GOSTO DE GENTE COM A CABEÇA NO LUGAR


Pe. Roque Schineider.

"Gosto de gente com a cabeça no lugar,
de conteúdo interno, idealismo nos olhos e dois pés
no chão, da realidade.
Gosto de gente que ri, chora, se emociona com um
simples e-mail, um telefonema, uma canção suave,
um bom filme, um bom livro, um gesto de carinho,
um abraço, um afago.

Gente que ama e curte saudade, gosta de amigos,
cultiva flores, ama os animais.
Admira paisagens, poeira e chuva.

Gente que tem tempo para sorrir, bondade,
semear perdão, repartir ternuras, compartilhar vivências
e dar espaço para as emoções dentro de si, emoções
que fluem naturalmente de dentro de seu ser!

Gente que gosta de fazer as coisas que gosta,
sem fugir de compromissos difíceis e inadiáveis,
por mais desgastantes que sejam.

Gente que colhe, orienta, se entende, aconselha,
busca a verdade e quer sempre aprender,
quer seja com uma criança, um idoso...

Gente de coração desarmado, sem ódio e
preconceitos baratos. Com muito AMOR dentro de si.

Gente que erra e reconhece, cai e se levanta,
apanha e assimila os golpes, tirando lições dos erros
e fazendo redentor as suas lágrimas e sofrimentos.
Gosto muito de gente assim.......e desconfio que é deste
tipo de gente que DEUS também gosta!

CREIO...


Mahalma gandhi

“ Creio em mim mesmo;
creio nos que trabalham comigo;
creio nos meus amigos;
creio na minha família;
creio que Deus me emprestará tudo que
necessito para triunfar, contanto que eu
me esforce para alcançar com meios lícitos
e honestos;
creio nas orações e nunca fecharei os meus
olhos para dormir, sem pedir antes a devida
oração a fim de ser paciente com os outros e
tolerante com os que não acreditam como eu
acredito;
creio que o triunfo é resultado de esforços inteligentes,
que não dependem de sorte, de magia, de amigos,
companheiros duvidosos ou de meu chefe;
creio que tirarei da vida exatamente o que nela colocar.

E assim sendo, serei cauteloso quando tratar os outros,
como quero que eles sejam comigo.

Não caluniarei aqueles de quem não gosto;
não diminuirei meu trabalho por que os outros o fazem;
prestarei o melhor serviço de que sou capaz,
porque jurei a mim mesmo triunfar na vida,
e sei que o triunfo é sempre resultado do esforço
consciente e eficaz.

Finalmente, perdoarei os que me ofendem,
porque compreendo que às vezes ofendo os
outros e necessito de perdão.”

Desejo pra sua vida:


Desejo pra sua vida:
Que as verdadeiras amizades
continuem eternas...
Que as lágrimas sejam poucas
e compartilhadas.
Que as alegrias estejam
sempre presentes...
E sejam festejadas por todos.
Que o carinho esteja presente
em um simples
olá, ou em qualquer
outra frase...
Que os corações estejam sempre
abertos para...
Novas amizades...
Novos amores...
Novas conquistas.
Que Deus esteja sempre com sua mão
estendida apontando o caminho correto.
Que as coisas pequenas como
a inveja ou o desamor,
sejam retiradas de sua vida.
Que aquele que necessite de ajuda
encontre sempre em nós uma
animadora palavra amiga.
Que a verdade sempre esteja
acima de tudo.
Que o perdão e a compreensão
superem as amarguras e
as desavenças.
E Que tudo que sonhamos
se transforme em realidade.

Se você não puder ser um pinheiro


(sem menção do autor)

“ Se você não puder ser um pinheiro no topo da colina,
Seja uma pequena árvore no meio do vale;
Mas seja a melhor árvore à margem do regato...
Se não puder ser árvore,
Seja um ramo,
Se não puder ser um ramo,
Seja um pouco de relva
E dê alegria aos que passam no caminho.
Não podemos ser todos comandantes;
Temos de ser soldados.
Mas há um lugar para todos nós.
Existem grandes e pequenas obras
E sempre há uma tarefa que devemos realizar.
Se não puder ser estrada real,
Seja uma simples vereda.
Se não puder ser Sol,
Seja uma pequena estrela.
Mas seja o melhor que lhe for possível.”


domingo, 15 de março de 2009

As cores dos amigos

Texto: Silvia Schimdt

Há o Amigo "cor verde" :
É aquele que em tudo ressalta a beleza da Vida e põe esperança nela.
Ele nos ergue !

Há o Amigo "cor azul" :
Ele sempre traz palavras de paz e de serenidade,dando-nos a impressão, ao ouvi-lo, de que estamos em contato direto com o céu ou com o profundo azul do mar.
Ele nos eleva !

Há o Amigo "cor amarela" :
Ele nos aquece, assim como o sol;faz-nos rir, sorrir e enxergar o amarelo brilho das estrelas bem ao alcance das nossas mãos.

Há o Amigo "cor vermelha" :
É aquele que domina as regras de viver, é como nosso sangue.
Ele acusa perigos, mas nunca nos abala a coragem. É pródigo em palavras apaixonadas e repletas de caloroso amor.

Há o Amigo "cor laranja" :
Ele nos traz a sensação de vigor, saúde,enriquece nosso espírito com energias que são verdadeiras vitaminas para o nosso crescimento.

Há o Amigo "cor cinza" :
Ele nos ensina o silêncio, a internalização e o autoconhecimento.

É um indutor a pensamentos e reflexões.
Ajuda-nos a nos aprofundarmos em nós mesmos.

Há o Amigo "cor roxa" :
Ele traz à tona nossa essência majestosa, como a dos reis e dos magos.

Suas palavras têm nobreza, autoridade e sabedoria.

Há o Amigo "cor preta" :
Ele é mestre em mostrar nosso lado mais obscuro, com palavras geralmente duras,atinge-nos sem "anestesia" e, com boas intenções, leva-nos a melhor considerar nossas atitudes perante a vida.

... E há o Amigo "cor branca" :
Esse nos revela verdades nascidas da vivência e da incorporação de conhecimentos.

Ele nos prova que, não só ele, mas também todos os outros, têm verdades aprendidas para partilhar conosco.

Se reunirmos a todos num Grande Encontro, veremos um arco-íris de Amor !

Dá um abraço...



Macedo Junior (TrovadorPR)

De repente deu vontade de um abraço...
Uma vontade de entrelaço, de proximidade...
de amizade... sei lá...
Talvez um aconchego amigo e meigo,
que enfatize a vida e amenize as dores...
Que fale sobre os amores,
seja afetuoso e ao mesmo tempo forte.
Deu vontade, de poder ter saudade de um abraço.
Um abraço que eternize o tempo
e preencha todo espaço...
Mas que faça lembrar do carinho,
que surge, devagarinho,
da magia da união dos corpos,
das auras... sei lá.
Lembrar do calor das mãos,
acariciando as costas a dizer:
- Estou aqui!
Lembrar do enlaçar dos braços,
envolventes e seguros,
afirmando: - Estou com você!.
Lembrar da transfusão de forças,
ou até da suavidade do momento... sei lá...
Então, pensei em como chamar esse abraço:
abraço poesia, abraço força,abraço união,
abraço suavidade, abraço consolo e compreensão,
abraço segurança e justiça, abraço verdade,
abraço cumplicidade?
Mas o que importa é a magia deste abraço!
A fusão de energias, que harmoniza,
integra o todo e se traduz no cosmos,
no tempo e no espaço...
Só sei que agora deu vontade desse abraço.
Um abraço que desate os nós,
transformando-os em envolventes laços.
Que sirva de colo, afastando toda e qualquer angústia.
Que desperte a lágrima de alegria,
e acalme o coração...
Um abraço que traduza a amizade,
o amor e a emoção....
E para um abraço assim ,
Só consegui pensar em você!
Nessa sua energia,
nessa sua sensibilidade,
que sabe entender o por quê,
dessa minha vontade.
Pois então:
Dá logo este abraço!

Desiderata-Cid Moreira



Desiderata

Siga tranqüilamente entre a inquietude e a pressa, lembrando-se de que a sempre Paz no silêncio. Tanto quanto possível sem humilhar-se viva em harmonia com todos os que o cercam, fale a sua verdade mansa e claramente e ouça a dos outros mesmo a dos insensatos e ignorantes eles também tem sua própria história.

Evite as pessoas agressivas e transtornadas; elas afligem o nosso espírito.

Se você se comparar com os outros, você se tornará presunçoso e magoado, pois haverá sempre alguém inferior e alguém superior a você.

Viva intensamente o que já pode realizar

Mantenha-se interessado em seu trabalho, ainda que humilde , ele é o que de real existe ao longo de todo tempo, seja cauteloso nos negócios porque o mundo está cheio de astúcias, mas não caia na descrença a virtude existirá sempre , muita gente luta por altos ideais e em toda a parte a vida está cheia de heroísmos.

Seja você mesmo. Principalmente não simule afeição, nem seja descrente do amor: porque mesmo diante de tanta aridez e desencanto, ele é tão perene quanto a relva.

Aceite com carinho o conselho dos mais velhos mas também seja compreensivo aos impulsos inovadores da juventude.


Alimente a força do espírito que o protegerá no infortúnio inesperado. Mas não se desespere com perigos imaginários: muitos temores nascem do cansaço e da solidão.

E a despeito de uma disciplina rigorosa seja gentil para consigo mesmo

Você é filho do Universo, irmão das estrelas e árvores, você merece estar aqui! E mesmo se você não pode perceber, a Terra e o Universo vão cumprindo o seu destino.

Portanto esteja em paz com Deus, como quer que você o conceba. E quaisquer que sejam os seus trabalhos e aspirações, na fatigante jornada pela vida mantenham-se em paz com sua própria alma.

Acima da falsidade dos desencantos e agruras o mundo ainda é bonito seja prudente faça tudo para ser feliz.

Este texto foi encontrado na velha Igreja de Saint Paul, Baltimore, datado de 1692.

domingo, 8 de março de 2009

A RATOEIRA



"Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote.

Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali.
Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado.
Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos:

Procurou a galinha e contou o fato.
Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor,
mas não me prejudica em nada, não me incomoda."

"- Procurou o porco.
Desculpe-me Sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar.
Fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces."

"- Procurou a vaca.
O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo?
Acho que não !"

Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro.

Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima.
A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego.
No escuro,ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa.
E a cobra picou a mulher...

O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital.
Ela voltou com febre.
Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha.
O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.

Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la.
Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco.

A mulher não melhorou e acabou morrendo.
Muita gente veio para o funeral.
O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.

Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco.

"O problema de um é problema de todos, quando convivemos em equipe

Vamos viajar?




ღღ Dia Internacional da Mulher ღღ:

   (¨`•.•´¨)         (¨`•.•´¨)  
   `•.¸(¨`•.•´¨)      `•.¸(¨`•.•´¨)
      `•.¸.•´         `•.¸.•´
      o,,,,,o         o,,,,,o
     (='•'=)        (='•'=)
     (")_(")       .(")_(")


Vamos viajar ???
A gente senta na asa da borboleta,
alcança a ponta do arco-íris,
faz três voltas pelo mundo...
Dá cambalhota com as gaivotas no ar...
ganha um beijinho de vento...
senta no colo da lua...
Eu pego uma estrelinha no céu,
você pega a do mar...
A gente come algodão doce de nuvem...
toma banho de cachoeira da chuva...
descobre os segredos da montanha...
Fala com Deus,
pede saúde e paz pra todo mundo...
pra Ele derramar muito amor aqui na Terra...
E, aí...
Quando a gente voltar...
De tanto sonho e momentos doces,
nossa amizade vai se eternizar...
Vamos ???

Parabéns a vc mulher
e aos homens que sabem valorizar uma mulher
Beijos do meu para o seu coração
VAN


ﺅﺊﺋ♥ﺅﺊﺋﺅﺊ

domingo, 1 de março de 2009

o valor das pequenas coisas


o valor das pequenas coisas

Aprenda a escutar a voz das coisas, dos fatos
E você verá tudo fala,
Como tudo se comunica contigo...

Em cada indelicadeza,
Assassino um pouco aqueles que me amam...

Em cada desatenção,
Não sou nem educado, nem cristão...

Em cada olhar de desprezo,
Alguém termina magoado...

Em cada gesto de impaciência,
Dou uma bofetada invisível

Em cada perdão que eu nego
Vai um pedaço do meu egoísmo...

Em cada ressentimento,
Revelo meu amor-próprio ferido...

Em cada palavra áspera que digo,
Perco alguns pontos no céu...

Em cada omissão que pratico,
Rasgo uma folha do evangelho...

Em cada esmola que eu nego,
Um pobre se afasta mais triste...

Em cada oração que não faço,
Eu peco...

Em cada juízo maldoso,
Meu lado mesquinho se revela...

Em cada fofoca que faço,
Eu peco contra o silêncio...

Em cada pranto que enxugo,
eu torno alguém mais feliz...

Em cada ato de fé,
eu canto um hino à vida...

Em cada sorriso que espalho,
eu planto alguma esperança...

Em cada espinho que finco,
Machuco algum coração...

Em cada espinho que arranco,
Alguém beijará minha mão...

\Em cada rosa que oferto,
Os anjos dizem: “ Amém”...

ESSA ROSA É PRÁ VC

ORAÇÃO A MIM MESMO



TEXTO
Oswaldo Antônio Begiato

Que eu me permita olhar e escutar e sonhar mais.
Falar menos
Chorar menos.

Ver nos olhos de quem me vê a admiração que eles me têm e não a inveja que
prepotentemente penso que têm.
Escutar com meus ouvidos atentos e minha boca estática as palavras que se fazem gestos e os gestos que se fazem palavras.

Permitir sempre
escutar aquilo que eu não tenho me permitido escutar.

Saber realizar
os sonhos que nascem em mim e por mim e comigo morrem por eu não os saber sonhos.

Então, que eu possa viver os sonhos possíveis e os impossíveis;
aqueles que morrem e ressuscitam
a cada novo fruto, a cada nova flor,
a cada novo calor, a cada nova geada,
a cada novo dia.

Que eu possa sonhar o ar,
sonhar o mar,
sonhar o amar,
sonhar o amalgamar.

Que eu me permita o silêncio das formas,
dos movimentos,do impossível,
da imensidão de toda profundeza.

Que eu possa substituir minhas palavras
pelo toque,
pelo sentir,
pelo compreender,
pelo segredo das coisas mais raras,
pela oração mental
(aquela que a alma cria e que só ela, alma, ouve
e só ela, alma, responde).

Que eu saiba dimensionar o calor,
experimentar a forma,
vislumbrar as curvas,
desenhar as retas,
e aprender o sabor da exuberância que se mostra nas pequenas manifestaçõesda vida.

Que eu saiba reproduzir na alma a imagem que entra pelos meus olhos
Fazendo-me parte suprema da natureza,criando-me e recriando-me a cada instante.

Que eu possa chorar menos de tristeza e mais de contentamentos.

Que meu choro não seja em vão,que em vão não sejam minhas dúvidas.

Que eu saiba perder meus caminhos
mas saiba recuperar meus destinos com dignidade

Que eu não tenha medo de nada, principalmente de mim mesmo:
- Que eu não tenha medo de meus medos!

Que eu adormeça toda vez que for derramar lágrimas inúteis, e desperte com o coração cheio de esperanças.

Que eu faça de mim um homem sereno dentro de minha própria turbulência, sábio dentro de meus limites pequenos e inexatos,humilde diante de minhas grandezas tolas e ingênuas(que eu me mostre o quanto são pequenas minhas grandezas e o quanto é valiosa
minha pequenez).

Que eu me permita ser mãe,ser pai,e, se for preciso,ser órfão.

Permita-me eu ensinar o pouco que sei e aprender o muito que não sei,traduzir o que os mestres ensinaram e compreender a alegria com que os simples traduzem suas experiências;

Respeitar incondicionalmenteo ser;
o ser por si só,por mais nada que possa ter além de sua essência,

auxiliar a solidão de quem chegou,
render-me ao motivo de quem partiu
e aceitar a saudade de quem ficou.

Que eu possa amar e ser amado.
Que eu possa amar mesmo sem ser amado,

fazer gentilezas quando recebo carinhos;
fazer carinhos mesmo quando não recebo gentilezas.
Que eu jamais fique só,
mesmo quando eu me queira só.

CORAÇÕES DISTANTES



Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos:
"-Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?"
"-Gritamos porque perdemos a calma" - disse um deles.
"-Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado?"
- questionou novamente o pensador.
"-Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça",
retrucou outro discípulo.
E o mestre volta a perguntar: "
-Então não é possível falar-lhe em voz baixa?"
Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador.

Então ele esclareceu:

"Vocês sabem porque se grita com uma pessoa quando se está aborrecido?
O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância.

Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas?
Elas não gritam. Falam suavemente.
E por quê?
Porque seus corações estão muito perto.
A distância entre elas é pequena.
Às vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam,somente sussurram.
E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e basta. Seus corações se entendem.
É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas."

Por fim, o pensador conclui, dizendo:

"Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta".
Quando você for discutir com alguém, lembre-se que o coração não deve tomar parte nisso.
Se a pessoa com quem discutimos não concorda com nossas idéias, não é motivo para gostar menos dela ou nos distanciar, ainda que por instantes.

Algumas maneiras de fazer alguém feliz



Dê um beijo.

Um abraço, um passo em sua direção

Aproxime-se sem cerimônia,

Dê um pouco de calor, do seu sentimento

Assente-se bem perto e deixe ficar,

algum tempo ou muito tempo

Não conte o tempo de se dar

Aprenda a burlar a superficialidade

Sonhe o sonho sem duvidar

Deixe o sorriso acontecer

Liberte um imenso sorriso

Rasgue o preconceito

Olhe nos olhos

Aponte um defeito, com jeito

Respeite uma lágrima

Ouça uma história ou muitas

Com atenção

Escreva uma carta, mande um e-mail

Irradie simplicidade, simpatia, energia

Num toque de três dedos,

Observe as coincidências

Não espere ser solicitado,

Preste um favor

Lembre-se de um caso

Converse sério ou fiado

Conte uma piada. Ache graça

Ajude a resolver um problema

Pergunte: Por que? como vai?

Que tem feito de bom?

Que há de novo? E preste atenção.

Sugira um passeio, um bom livro,

Um bom filme ou mesmo um

Programa de televisão.

Diga, de vez em quando,

Desculpe, muito obrigado,

Não tem importância, que se há de fazer,

dá-se um jeito.

Tente, de alguma maneira

E não se espante se a pessoa mais

Feliz for você!!!!

A jovem discípula



A jovem discípula acercou-se do mestre e, ruborizando-se, pediu-lhe que falasse do amor. O Sábio sorriu, e, desculpando-se, perguntou-lhe o que ela considerava como sendo o amor. Emocionando-se, a aprendiz explicou:Compreendo o amor, como sendo a ânsia que experimentam as praias, que aguardam os beijos sucessivos das ondas contínuas do mar.

Como a sofreguidão que tem a raiz de introduzir-se no solo, a fim de sustentar a planta. Como a expectativa da rocha que anela pela carícia do vento, embora se desgaste com isso. Como o desejo descomedido da terra crestada, pela generosidade da chuva.

Como a flauta aguarda pelo sopro que lhe arranca das entranhas a doce melodia. Como o barro esquecido pede ao oleiro que lhe dê forma e beleza. Como a semente que necessita despedaçar-se, para libertar a vida. Como a lâmpada apagada que exige a energia para brilhar.

O amor é o sangue novo para o coração e o vinho bom para aquecer a criatura, quando o frio lhe enregela a vida. Assim vejo e sinto o amor. - E vós, como vedes o amor?, perguntou a discípula ao mestre. O amor é o doce e compreensivo companheiro da criatura em todos os dias da sua vida. Quando se é jovem, o amor se apresenta, ardente e apaixonado, como no teu caso. Mas evolui com o passar do tempo. O amor é calmo e ameno. Não incendeia paixões; dulcifica-as.

Confundido com o desejo, permanece, quando este passa. Nunca se irrita; porque espera. Considerado como instinto, persiste, quando descoberto pela razão. Jamais perturba; pois que felicita e produz harmonia.

O amor é claridade que permanece; é pão que nutre; é vida que se irradia da vida. Mesmo quando não identificado, encontra-se presente, porque, sem ele, a vida não existe ou perderia o sentido de ser.

A jovem ardente empalideceu e, submissa à voz do amor, pediu ao mestre:Ensina-me a amar. Eu agora corro em busca do amor, sem dar-me conta que, em mim, ele se deve irradiar, abrangente, em todas as direções

Não te apresses no amor, e descobrirás que já começaste a amar, quando sentires necessidade de doar e doar-te sem desejares receber nada em retribuição.

O ser é mais importante do que o ter e o saber


Um executivo muito bem-sucedido e informado foi fazer um passeio turístico. Para a travessia de uma à outra margem do rio, alugou uma canoa que era conduzida por um pescador.Durante o percurso, o executivo perguntou ao pescador;

-Você sabe ler e escrever?

-Não, sou analfabeto - respondeu o pescador.

O executivo então lhe disse:

-Você está perdendo parte da sua vida por não saber ler e escrever.

E o pescador continuou o percurso. Mais adiante o executivo fez outra pergunta:

-Você entende de política?

-Não, senhor, pois nunca pude estudar - respondeu o pescador.

O executivo mais uma vez sentenciou:

-Você está perdendo uma boa parte da vida.

A canoa, continuando seu curso, bateu numa pedra.O pescador perguntou então ao executivo:

-O senhor sabe nadar?

-Não - respondeu ele desesperado .

O pescador tranquilamente completou.

-Pois então o senhor vai perder sua vida toda, pois a canoa está
afundando.

Atualmente nós nos preocupamos muito em estar bem informados,
fazer cursos, falar outras línguas. Tudo isso é importante, principalmente
no mundo de hoje, cheio de tantas informações, onde as coisas mudam
a cada segundo. Mas não podemos nos esquecer do essencial, das coisas
simples. De nada adianta sabermos tanto, termos tanto...e não sermos nada.

Muitas vezes somos como esse executivo: valorizamos muito o ter e o saber e desprezamos a essência do ser.